1. PROPOSTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE INTERNA
A seguir apresento as propostas para aprimoramento dos cursos já existentes no campus e para melhoria do itinerário formativo dos estudantes, bem como ações pensadas para os servidores visando o desenvolvimento institucional, principalmente no aspecto humano.
1.1 AGROPECUÁRIA E REDES DE COMPUTADORES (CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS)
PROPOSTA | DETALHAMENTO |
Programa de iniciação científica, preferencialmente curricular e interdisciplinar,para todos os estudantes, com formação de escrita e metodologia científica, eventos, projetos de pesquisa e extensão. Fase local, com Feira no campus e regional promovendo integração com escolas da Região dos Inhamuns/outros campi. | Realizar a inserção de conteúdos de iniciação científica, tanto para a ciência aplicada como para a básica, como forma de prover a familiarização do estudante com a pesquisa. Aproveitar como avaliação parcial o engajamento dos estudantes em laboratórios, projetos de pesquisa e extensão, integradores. Estimular a realização de intercâmbios culturais e científicos entre o IFCE Tauá e as escolas da região/campi com Feira Regional do Conhecimento. Provendo premiação e publicação dos melhores trabalhos. |
Realizar intercâmbio esportivo com escolas e outros campi, estimulando a prática desportiva e o conhecimento e prática de novas modalidades esportivas. | Em articulação com outros campi do IFCE e com as escolas estaduais da Região dos Inhamuns, mapearemos que atividades esportivas são desenvolvidas e organizaremos jogos em colaboração, alguns no local da escola e outros no campus. As atividades promovem a formação esportiva e divulgam o campus para os estudantes de Ensino Médio. |
Reservar cota dos recursos financeiros para ampliar ações de ensino, pesquisa e extensão no curso, contemplando visitas técnicas, apoio aos projetos de pesquisa e extensão, participação em eventos e bolsas de monitoria. | No planejamento orçamentaria será feito uma previsão de gasto semestral/anual alocando recursos da assistência e estudantil e da ação orçamentária 20RL – Funcionamento das Instituições Federais de Educação. |
Aquisição dos lanches da alimentação escolar em chamadas públicas para a Agricultura Familiar, obedecendo à legislação e regulamentação/FNDE | O campus contratará pessoal para manipulação de alimentos e organizará chamadas públicas para aquisição dos alimentos que serão usados nos lanches. O almoço continuará sendo servido pelo contrato com a prestadora de serviço. A redução nos custos possibilitará uma folga nos recurso da assistência estudantil a ser utilizada em outras ações como auxílios-formação, moradia, óculos e apoio nas visitas técnicas. |
Planejamento das visitas técnicas com foco em atender pelo menos uma vez cada turma dos cursos integrados. | Um grupo de trabalho realizará o planejamento destas atividades, articulando inclusive o apoio financeiro e parcerias com instituições que proporcionem as melhores vivências de aprendizagem, contemplando interdisciplinaridade e o aprendizado profissional. |
Buscar parcerias para captação de recursos financeiros para reforçar o orçamento do campus. | Por meio de concorrência em Editais e convênios com organizações públicas ou privadas, conseguir recursos para serem aplicados em investimentos no campus e concessão de bolsas (monitoria, estágio remunerado e ações de pesquisa e extensão). |
Articulação com a prefeitura e organizações para ocupação e uso de equipamentos culturais com projetos culturais. | Aproveitando a vocação que o curso de Letras apresenta para manifestações culturais (poesia, teatro, música), por meio de convênio o IFCE Tauá, teria dias reservados para apresentações artísticas no Parque da Cidade e atividades didáticas no Museu dos Inhamuns. |
Programa de assistência técnica Capacitando em cada canto. | Promover eventos formativos (workshops, dias de campo) no IFCE e nos distritos, onde o professor e os estudantes do curso técnico agropecuário farão transferência de tecnologia para pequenos produtores. O campus fará a articulação com a prefeitura para que possa usar os espaços públicos das escolas da zona rural para as formações. As atividades terão aproveitamento curricular e de avaliação de aprendizagem. |
Programa de empreendedorismo digital, para gerar produtos tecnológicos voltados as demandas locais e integrando os cursos do eixo Tecnologia da Informação. | Uma ação articulada entre o curso superior e técnico de Tecnologia da Informação (REDES/Telemática) terá encontros com os empreendedores locais para identificar demandas da sociedade e projetar sistemas e outras soluções de TI, integrando nas equipes estudantes do Ensino Médio e Superior. As atividades terão aproveitamento curricular e de avaliação de aprendizagem. |
1.2 TELEMÁTICA (Curso superior de Tecnologia)
PROPOSTA | DETALHAMENTO |
Programa de preparação para ingresso em Mestrados da área de Tecnologia da Informação. Com cursinho, mentoria e suporte pedagógico e de pesquisa. | Organizar com os docentes, aulas voltadas a preparação dos estudantes que queiram fazer a prova do POSCOMP; Mentoria desde a preparação do currículo lattes do aluno até a orientação de publicação científica e participação em projetos de pesquisa e extensão, além de suporte para melhoria do IRA (Índice de Rendimento Acadêmico) |
Realizar convênio com a Sociedade Brasileira da Computação (SBC) para ser polo de aplicação do exame POSCOMP, além da participação em eventos e programa de pensamento computacional na Educação Básica em escolas da região. | Um grupo de trabalho será organizado e receberá todo o apoio para interlocução com a SBC, o IFFarroupilha e outras instituições, para viabilizar a aplicação das provas em Tauá, inclusive atraindo estudantes de outras cidades. Realizar parcerias com as Prefeituras para implantar projetos de ensino com pensamento computacional, incluindo bolsas para estudantes capacitarem professores e implantarem os projetos com suporte dos docentes. |
Reservar cota dos recursos financeiros para ampliar ações de ensino, pesquisa e extensão no curso, contemplando visitas técnicas, apoio aos projetos de pesquisa e extensão, participação em eventos e bolsas de monitoria. | No planejamento orçamentaria será feito uma previsão de gasto semestral/anual alocando recursos da assistência e estudantil e da ação orçamentária 20RL – Funcionamento das Instituições Federais de Educação. |
Mudança ou ampliação da oferta de curso superior em TI, para um curso definido por análise da comunidade e contexto econômico/mercado. | As propostas já estão elencadas no estudo de potencialidades/cursos recentemente atualizado. Pretende-se realizar reuniões com a comunidade interna e externa, para definição da mudança ou funcionamento concomitante de dois cursos. Sendo que se optar-se pela mudança, será assegurada a continuidade do curso (Telemática) para alunos já matriculados ou a transferência destes para o novo curso. |
Criação de Curso de extensão FIC em Instalador e Reparador de Redes de Computadores, com cota para estudantes de Telemática. | As empresas provedoras de internet tem demandado sempre mais profissionais para ampliação das redes e manutenção, este mercado pode ser acessado por pessoas (público externo ao campus) que se formem no curso FIC e estudantes (do Técnico em Redes/Telemática) que queiram atuar nesta profissão. |
Buscar parcerias para captação de recursos financeiros para reforçar o orçamento do campus. | Por meio de concorrência em Editais e convênios com organizações públicas ou privadas, conseguir recursos para serem aplicados em investimentos no campus e concessão de bolsas (monitoria, estágio remunerado e ações de pesquisa e extensão). |
Mentoria para os projetos de pesquisa e integração com ações de ensino, extensão e empreendedorismo. | Apoiar o estudante a partir do ingresso para a sua iniciação científica e o desenvolvimento de sua pesquisa de forma prematura, para aprimoramento, prototipação e testagem. A mentoria ainda fará o estímulo ao aluno para publicação do estudo em periódicos ou eventos e pode se integrar a extensão, estagio curricular e empreendedorismo. |
Programa de empreendedorismo digital, para gerar produtos tecnológicos voltados às demandas locais e integrando os cursos do eixo Tecnologia da Informação. | Uma ação articulada entre o curso superior e técnico de Tecnologia da Informação (REDES/Telemática) terá encontros com os empreendedores locais para identificar demandas da sociedade e projetar sistemas e outras soluções de TI, integrando nas equipes estudantes do Ensino Médio e Superior. As atividades terão aproveitamento curricular e de avaliação de aprendizagem. |
1.3 LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS (Curso superior de Licenciatura)
PROPOSTA | DETALHAMENTO |
Programa de preparação para ingresso em Mestrados das áreas de Letras e Educação. Com cursinho, mentoria e suporte pedagógico e de pesquisa. | Organizar com os docentes, aulas voltadas a preparação dos estudantes que queiram fazer a prova do Mestrado em Rede PROFLetras e concorrência em Editais; Mentoria desde a preparação do currículo lattes do aluno até a orientação de publicação científica e participação em projetos de pesquisa e extensão, além de suporte para melhoria do IRA (Índice de Rendimento Acadêmico) |
Realizar estudo e articulação para o IFCE campus Tauá, se tornar um polo do PROFLetras/UFRN, Mestrado Profissional. | Um grupo de trabalho será organizado e receberá todo o apoio para interlocução com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O campus já dispõe de docentes com doutorado e alguns em doutoramento. |
Criação e instalação do Laboratório de Línguas, para a prática da língua inglesa e espanhola. | Um ambiente do campus será estruturado e equipado com computadores, equipamentos de áudio e vídeo, e com monitores para que o estudante do curso de Letras, Telemática, integrados e cursos de extensão possam praticar a pronuncia |
Reservar cota dos recursos financeiros para ampliar ações de ensino, pesquisa e extensão no curso, contemplando visitas técnicas, apoio aos projetos de pesquisa e extensão, participação em eventos e bolsas de monitoria. | No planejamento orçamentaria será feito uma previsão de gasto semestral/anual alocando recursos da assistência e estudantil e da ação orçamentária 20RL – Funcionamento das Instituições Federais de Educação. |
Buscar parcerias para captação de recursos financeiros para reforçar o orçamento do campus. | Por meio de concorrência em Editais e convênios com organizações públicas ou privadas, conseguir recursos para serem aplicados em investimentos no campus e concessão de bolsas (monitoria, estágio remunerado e ações de pesquisa e extensão). |
Articulação com a prefeitura e organizações para ocupação e uso de equipamentos culturais com projetos culturais. | Aproveitando a vocação que o curso de Letras apresenta para manifestações culturais (poesia, teatro, música), por meio de convênio o IFCE Tauá, teria dias reservados para apresentações artísticas no Parque da Cidade e atividades didáticas no Museu dos Inhamuns. |
Fortalecimento da pesquisa, com apoio logístico e financeiro as ações do grupo de pesquisa do curso e/ou ações individuais. | O campus tem homologado junto ao IFCE e ao CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) o grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Teórico-Críticos em Escrita Literária e Interações Linguísticas – NETCELIL/IFCE campus Tauá. Pretende-se apoiar o grupo e outros pesquisadores com aporte de recursos financeiros para editais de projetos de pesquisa, bolsas e recurso para publicações e participação em eventos. |
1.4 TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS E DOCENTES
PROPOSTA | DETALHAMENTO |
Convênio com universidades públicas/privadas para oferta de cota de vagas em Editais de programas de pós-graduação, contemplando os técnicos administrativos do campus. | Várias instituições têm mestrados profissionais que podem ser contratados por convênio, inclusive tem sido uma prática do Governo do Estado do Ceará. Com destaque para UFC, UECE e UFJF, pretende-se reservar anualmente uma parte do recurso de capacitação para a contratação da vaga. E nos próximos editais, uma vaga é destinada para concorrência apenas dos servidores do campus em áreas prioritárias para o desenvolvimento do campus, como: Gestão Educacional, Avaliação de Políticas públicas, Controladoria e Auditoria e Saúde Coletiva/Adolescente; |
Intercâmbio formativo e de troca de experiências entre técnicos e docentes de diferentes campi e instituições. | Visando o crescimento humano e aperfeiçoamento dos processos. Será criada uma rotina bimestral de visitação aos outros campi/instituições, com a finalidade de socializar experiências exitosas e de apreender com cases de sucesso, no campo da gestão, extensão, pesquisa e ensino. |
Planejamento da formação continuada docente. | A ideia é viabilizar a formação docente em nível stricto sensu, com menos prejuízos para as atividades e com a rápida substituição durante o afastamento. |
Criação de Grupo de Trabalho para captação de recursos financeiros. | Um grupo com atribuição da prospecção de parceiros, convênios e concorrência em editais de fomento, que viabilize a obtenção de recursos financeiros que reforcem o orçamento do campus. Um dos principais parceiros são as empresas e as prefeituras dos cinco municípios que forma a Região dos Inhamuns. Esta prática já existe em alguns campi e tem relevante contribuição para o crescimento, aquisição de bens e inclusive, inserção de estudantes no mercado de trabalho. |
Edital de incentivo a pesquisa e extensão para os Técnicos Administrativos. | Pretende-se aproveitar todo o potencial dos técnicos administrativos para atuarem em eventos e projetos de extensão e pesquisa. O Edital contemplará recursos financeiros para financiar a pesquisa/ação de extensão, inclusive regulamentando a carga horária destinada ao planejamento e execução, bem como a publicação e divulgação em eventos acadêmicos. |
Prover a orientação sistematizada dos servidores com vistas as suas progressões (CPPD e CISPCC-TAE). | Realizar encontros periódicos com servidores novos e mais antigos, a fim de capacitar os servidores para planejar sua vida funcional da melhor forma possível. Esta ação será articulada com o Plano Anual de Capacitação. |