Programa de Trabalho: UM CAMPUS INTEGRADO AO DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO REGIONAL – Candidato a Diretor do IFCE Tauá – Me. Alexciano de Sousa Martins

1. PROPOSTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE INTERNA

A seguir apresento as propostas para aprimoramento dos cursos já existentes no campus e para melhoria do itinerário formativo dos estudantes, bem como ações pensadas para os servidores visando o desenvolvimento institucional, principalmente no aspecto humano.

1.1 AGROPECUÁRIA E REDES DE COMPUTADORES (CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS)

PROPOSTADETALHAMENTO
Programa de iniciação científica, preferencialmente curricular e interdisciplinar,para todos os estudantes, com formação de escrita e metodologia científica, eventos, projetos de pesquisa e extensão. Fase local, com Feira no campus e regional promovendo integração com escolas da Região dos Inhamuns/outros campi.Realizar a inserção de conteúdos de iniciação científica, tanto para a ciência aplicada como para a básica, como forma de prover a familiarização do estudante com a pesquisa. Aproveitar como avaliação parcial o engajamento dos estudantes em laboratórios, projetos de pesquisa e extensão, integradores. Estimular a realização de intercâmbios culturais e científicos entre o IFCE Tauá e as escolas da região/campi com Feira Regional do Conhecimento.  Provendo premiação e publicação dos melhores trabalhos.
Realizar intercâmbio esportivo com escolas e outros campi, estimulando a prática desportiva e o conhecimento e prática de novas modalidades esportivas.Em articulação com outros campi do IFCE e com as escolas estaduais da Região dos Inhamuns, mapearemos que atividades esportivas são desenvolvidas e organizaremos jogos em colaboração, alguns no local da escola e outros no campus. As atividades promovem a formação esportiva e divulgam o campus para os estudantes de Ensino Médio.
Reservar cota dos recursos financeiros para ampliar ações de ensino, pesquisa e extensão no curso, contemplando visitas técnicas, apoio aos projetos de pesquisa e extensão, participação em eventos e bolsas de monitoria.No planejamento orçamentaria será feito uma previsão de gasto semestral/anual alocando recursos da assistência e estudantil e da ação orçamentária 20RL – Funcionamento das Instituições Federais de Educação.
Aquisição dos lanches da alimentação escolar em chamadas públicas para a Agricultura Familiar, obedecendo à legislação e regulamentação/FNDE O campus contratará pessoal para manipulação de alimentos e organizará chamadas públicas para aquisição dos alimentos que serão usados nos lanches. O almoço continuará sendo servido pelo contrato com a prestadora de serviço. A redução nos custos possibilitará uma folga nos recurso da assistência estudantil a ser utilizada em outras ações como auxílios-formação, moradia, óculos e apoio nas visitas técnicas.
Planejamento das visitas técnicas com foco em atender pelo menos uma vez cada turma dos cursos integrados.Um grupo de trabalho realizará o planejamento destas atividades, articulando inclusive o apoio financeiro e parcerias com instituições que proporcionem as melhores vivências de aprendizagem, contemplando interdisciplinaridade e o aprendizado profissional.
Buscar parcerias para captação de recursos financeiros para reforçar o orçamento do campus.Por meio de concorrência em Editais e convênios com organizações públicas ou privadas, conseguir recursos para serem aplicados em investimentos no campus e concessão de bolsas (monitoria, estágio remunerado e ações de pesquisa e extensão).
Articulação com a prefeitura e organizações para ocupação e uso de equipamentos culturais com projetos culturais.Aproveitando a vocação que o curso de Letras apresenta para manifestações culturais (poesia, teatro, música), por meio de convênio o IFCE Tauá, teria dias reservados para apresentações artísticas no Parque da Cidade e atividades didáticas no Museu dos Inhamuns.
Programa de assistência técnica Capacitando em cada canto.Promover eventos formativos (workshops, dias de campo) no IFCE e nos distritos, onde o professor e os estudantes do curso técnico agropecuário farão transferência de tecnologia para pequenos produtores. O campus fará a articulação com a prefeitura para que possa usar os espaços públicos das escolas da zona rural para as formações. As atividades terão aproveitamento curricular e de avaliação de aprendizagem.
Programa de empreendedorismo digital, para gerar produtos tecnológicos voltados as demandas locais e integrando os cursos do eixo Tecnologia da Informação.Uma ação articulada entre o curso superior e técnico de Tecnologia da Informação (REDES/Telemática) terá encontros com os empreendedores locais para identificar demandas da sociedade e projetar sistemas e outras soluções de TI, integrando nas equipes estudantes do Ensino Médio e Superior. As atividades terão aproveitamento curricular e de avaliação de aprendizagem.

1.2 TELEMÁTICA (Curso superior de Tecnologia)

PROPOSTADETALHAMENTO
Programa de preparação para ingresso em Mestrados da área de Tecnologia da Informação. Com cursinho, mentoria e suporte pedagógico e de pesquisa.Organizar com os docentes, aulas voltadas a preparação dos estudantes que queiram fazer a prova do POSCOMP; Mentoria desde a preparação do currículo lattes do aluno até a orientação de publicação científica e participação em projetos de pesquisa e extensão, além de suporte para melhoria do IRA (Índice de Rendimento Acadêmico)  
Realizar convênio com a Sociedade Brasileira da Computação (SBC) para ser polo de aplicação do exame POSCOMP, além da participação em eventos e programa de pensamento computacional na Educação Básica em escolas da região.Um grupo de trabalho será organizado e receberá todo o apoio para interlocução com a SBC, o IFFarroupilha e outras instituições, para viabilizar a aplicação das provas em Tauá, inclusive atraindo estudantes de outras cidades. Realizar parcerias com as Prefeituras para implantar projetos de ensino com pensamento computacional, incluindo bolsas para estudantes capacitarem professores e implantarem os projetos com suporte dos docentes.
Reservar cota dos recursos financeiros para ampliar ações de ensino, pesquisa e extensão no curso, contemplando visitas técnicas, apoio aos projetos de pesquisa e extensão, participação em eventos e bolsas de monitoria.No planejamento orçamentaria será feito uma previsão de gasto semestral/anual alocando recursos da assistência e estudantil e da ação orçamentária 20RL – Funcionamento das Instituições Federais de Educação.
Mudança ou ampliação da oferta de curso superior em TI, para um curso definido por análise da comunidade e contexto econômico/mercado.As propostas já estão elencadas no estudo de potencialidades/cursos recentemente atualizado. Pretende-se realizar reuniões com a comunidade interna e externa, para definição da mudança ou funcionamento concomitante de dois cursos. Sendo que se optar-se pela mudança, será assegurada a continuidade do curso (Telemática) para alunos já matriculados ou a transferência destes para o novo curso.
Criação de Curso de extensão FIC em Instalador e Reparador de Redes de Computadores, com cota para estudantes de Telemática.As empresas provedoras de internet tem demandado sempre mais profissionais para ampliação das redes e manutenção, este mercado pode ser acessado por pessoas (público externo ao campus) que se formem no curso FIC e estudantes (do Técnico em Redes/Telemática) que queiram atuar nesta profissão.
Buscar parcerias para captação de recursos financeiros para reforçar o orçamento do campus.Por meio de concorrência em Editais e convênios com organizações públicas ou privadas, conseguir recursos para serem aplicados em investimentos no campus e concessão de bolsas (monitoria, estágio remunerado e ações de pesquisa e extensão).
Mentoria para os projetos de pesquisa e integração com ações de ensino, extensão e empreendedorismo.Apoiar o estudante a partir do ingresso para a sua iniciação científica e o desenvolvimento de sua pesquisa de forma prematura, para aprimoramento, prototipação e testagem. A mentoria ainda fará o estímulo ao aluno para publicação do estudo em periódicos ou eventos e pode se integrar a extensão, estagio curricular e empreendedorismo.
Programa de empreendedorismo digital, para gerar produtos tecnológicos voltados às demandas locais e integrando os cursos do eixo Tecnologia da Informação.Uma ação articulada entre o curso superior e técnico de Tecnologia da Informação (REDES/Telemática) terá encontros com os empreendedores locais para identificar demandas da sociedade e projetar sistemas e outras soluções de TI, integrando nas equipes estudantes do Ensino Médio e Superior. As atividades terão aproveitamento curricular e de avaliação de aprendizagem.

1.3 LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS (Curso superior de Licenciatura)

PROPOSTADETALHAMENTO
Programa de preparação para ingresso em Mestrados das áreas de Letras e Educação. Com cursinho, mentoria e suporte pedagógico e de pesquisa.Organizar com os docentes, aulas voltadas a preparação dos estudantes que queiram fazer a prova do Mestrado em Rede PROFLetras e concorrência em Editais; Mentoria desde a preparação do currículo lattes do aluno até a orientação de publicação científica e participação em projetos de pesquisa e extensão, além de suporte para melhoria do IRA (Índice de Rendimento Acadêmico)  
Realizar estudo e articulação para o IFCE campus Tauá, se tornar um polo do PROFLetras/UFRN, Mestrado Profissional.Um grupo de trabalho será organizado e receberá todo o apoio para interlocução com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).  O campus já dispõe de docentes com doutorado e alguns em doutoramento.  
Criação e instalação do Laboratório de Línguas, para a prática da língua inglesa e espanhola.Um ambiente do campus será estruturado e equipado com computadores, equipamentos de áudio e vídeo, e com monitores para que o estudante do curso de Letras, Telemática, integrados e cursos de extensão possam praticar a pronuncia
Reservar cota dos recursos financeiros para ampliar ações de ensino, pesquisa e extensão no curso, contemplando visitas técnicas, apoio aos projetos de pesquisa e extensão, participação em eventos e bolsas de monitoria.No planejamento orçamentaria será feito uma previsão de gasto semestral/anual alocando recursos da assistência e estudantil e da ação orçamentária 20RL – Funcionamento das Instituições Federais de Educação.
Buscar parcerias para captação de recursos financeiros para reforçar o orçamento do campus.Por meio de concorrência em Editais e convênios com organizações públicas ou privadas, conseguir recursos para serem aplicados em investimentos no campus e concessão de bolsas (monitoria, estágio remunerado e ações de pesquisa e extensão).
Articulação com a prefeitura e organizações para ocupação e uso de equipamentos culturais com projetos culturais.Aproveitando a vocação que o curso de Letras apresenta para manifestações culturais (poesia, teatro, música), por meio de convênio o IFCE Tauá, teria dias reservados para apresentações artísticas no Parque da Cidade e atividades didáticas no Museu dos Inhamuns.
Fortalecimento da pesquisa, com apoio logístico e financeiro as ações do grupo de pesquisa do curso e/ou ações individuais.O campus tem homologado junto ao IFCE e ao CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) o grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Teórico-Críticos em Escrita Literária e Interações Linguísticas – NETCELIL/IFCE campus Tauá. Pretende-se apoiar o grupo e outros pesquisadores com aporte de recursos financeiros para editais de projetos de pesquisa, bolsas e recurso para publicações e participação em eventos.

1.4 TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS E DOCENTES

PROPOSTADETALHAMENTO
Convênio com universidades públicas/privadas para oferta de cota de vagas em Editais de programas de pós-graduação, contemplando os técnicos administrativos do campus.Várias instituições têm mestrados profissionais que podem ser contratados por convênio, inclusive tem sido uma prática do Governo do Estado do Ceará. Com destaque para UFC, UECE e UFJF, pretende-se reservar anualmente uma parte do recurso de capacitação para a contratação da vaga. E nos próximos editais, uma vaga é destinada para concorrência apenas dos servidores do campus em áreas prioritárias para o desenvolvimento do campus, como: Gestão Educacional, Avaliação de Políticas públicas, Controladoria e Auditoria e Saúde Coletiva/Adolescente;  
Intercâmbio formativo e de troca de experiências entre técnicos e docentes de diferentes campi e instituições.Visando o crescimento humano e aperfeiçoamento dos processos. Será criada uma rotina bimestral de visitação aos outros campi/instituições, com a finalidade de socializar experiências exitosas e de apreender com cases de sucesso, no campo da gestão, extensão, pesquisa e ensino.  
Planejamento da formação continuada docente.A ideia é viabilizar a formação docente em nível stricto sensu, com menos prejuízos para as atividades e com a rápida substituição durante o afastamento.
Criação de Grupo de Trabalho para captação de recursos financeiros.Um grupo com atribuição da prospecção de parceiros, convênios e concorrência em editais de fomento, que viabilize a obtenção de recursos financeiros que reforcem o orçamento do campus. Um dos principais parceiros são as empresas e as prefeituras dos cinco municípios que forma a Região dos Inhamuns. Esta prática já existe em alguns campi e tem relevante contribuição para o crescimento, aquisição de bens e inclusive, inserção de estudantes no mercado de trabalho.
Edital de incentivo a pesquisa e extensão para os Técnicos Administrativos.Pretende-se aproveitar todo o potencial dos técnicos administrativos para atuarem em eventos e projetos de extensão e pesquisa. O Edital contemplará recursos financeiros para financiar a pesquisa/ação de extensão, inclusive regulamentando a carga horária destinada ao planejamento e execução, bem como a publicação e divulgação em eventos acadêmicos.
Prover a orientação sistematizada dos servidores com vistas as suas progressões (CPPD e CISPCC-TAE).Realizar encontros periódicos com servidores novos e mais antigos, a fim de capacitar os servidores para planejar sua vida funcional da melhor forma possível. Esta ação será articulada com o Plano Anual de Capacitação.

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